sexta-feira, 7 de setembro de 2012

PROJETO EM SALA DE AULA - HISTÓRIA EM QUADRINHOS


PROJETO   -  “ÁGUA É VIDA!”

 Projeto desenvolvido com HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - HQ

 Título:  “Água é vida!”

 Tema: A importância da água para a sobrevivência das espécies.


Objetivo: Provocar no aluno a consciência pelo uso racional da água e o reconhecimento da importância da água para a sobrevivência das espécies.


Objetivos Específicos: que o aluno ao final do projeto: Reconheça a importância da água e sua utilização na natureza; demonstre conscientização pelo seu uso racional; perceba o ciclo da água e seus estados físicos e conheça doenças da contaminação da água e saiba como evitá-las.


Disciplinas envolvidas: Ciências e Língua Portuguesa


Conteúdos: A utilização e consumo da água pelas pessoas. Os estados físicos da água, o ciclo da água na natureza, contaminação da água.Anos envolvidos no Projeto: 5º ao 9º do Ensino Fundamental (adaptado ao currículo de cada ano)


Tecnologias e mídias utilizadas: Caderno do aluno e do professor, livros didáticos de Ciências e de Língua Portuguesa, computador, internet, som e  HagáQuê - Editor de Histórias em Quadrinhos.


Duração: 10 aulas de cada disciplina


Avaliação: envolvimento, responsabilidade, comprometimento com a atividade desenvolvida, cooperação com os colegas e produto final.


Produto final: história em quadrinhos produzida pelos alunos.


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

1ª etapa:

Os professores envolvidos (Ciências e Língua Portuguesa), em sala de aula apresentam o projeto aos alunos e descrevem as etapas. Em seguida apresentam na sala de informática o HagáQuê - editor de histórias em quadrinhos. (01 aula)

2ª etapa:Os professores envolvidos (Ciências e Língua Portuguesa) provocam a pesquisa do tema com os alunos na sala do Acessa Escola. Direcionam para os conteúdos exigidos. Levantamento de textos, imagens, vídeos e referências. (02aulas).

3ª etapa:Debate com os alunos sobre a pesquisa, construção dos conceitos, explicações dos professores. Registro das ideias, conceitos e explicações. Construção/reconstrução de textos pelos alunos. Nesta etapa os professores utilizam vídeos, power point, música, etc. (03 aulas)

4ª etapaNa sala do Acessa Escola os alunos transformam os conceitos e o que aprenderam em história em quadrinhos, utilizando o Programa HagáQuê. (02 aulas). Obs. Os alunos são motivados a voltar no período contrário e aperfeiçoarem seus trabalhos na sala do Acessa Escola.

5ª etapaApresentação/exposição dos trabalhos e conclusão do projeto. (02 aulas) 

REFERÊNCIAS 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38682http://curriculoetecnologia.wikispaces.com/Experi%C3%AAncia+com+projeto+em+sala+de+aulahttp://cantinholuluzinha.blogspot.com/2010/06/oficina-historia-em-quadrinhos-2010.htmlhttp://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.htmlhttp://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.htmlhttp://www.brasilescola.com/gramatica/interjeicao.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário