Atividade 3.5- Conceito de currículo e processo de integração de
tecnologias ao currículo.
É muito importante refletir sobre
essa conceituação de currículo, pois ele está disposto como um conjunto de
conhecimentos construídos historicamente e testados socialmente, considerados
como fundamentais para o desenvolvimento da pessoa; este portanto: o currículo
formal, mas há ainda o informal, aquele próprio da construção do indivíduo, que
também está na sala de aula, muitas vezes não notado, não percebido e não
explorado, tão importante quanto o formal, o currículo informal pode oferecer
muitas possibilidades para o professor desenvolver o seu trabalho, inclusive
otimizando o próprio currículo formal. Da mesma forma, as atitudes e procedimentos
que estão colocados no currículo formal, deve considerar o informal. Fazendo um
“gancho” com as atividades desenvolvidas nesta unidade, especialmente a de
desenvolvimento do projeto, o que esperamos do aluno é: envolvimento,
responsabilidade, comprometimento com a atividade desenvolvida, cooperação com
os colegas, construção de um produto, nem sempre final, uma postura de
envolvimento com o próprio desenvolvimento do currículo escolar.
Com essa concepção dos formatos
de currículo escolar é importante que o professor se aproprie dos recursos
tecnológicos para o desenvolvimento de suas aulas, com o uso do computador, da
sala de informática, de recursos de sons e imagens, integrando suas aulas ao
contexto sociocultural.
Luciano Zinsly
Nenhum comentário:
Postar um comentário