terça-feira, 18 de setembro de 2012


Atividade 3.5- Conceito de currículo e processo de integração de tecnologias ao currículo.

É muito importante refletir sobre essa conceituação de currículo, pois ele está disposto como um conjunto de conhecimentos construídos historicamente e testados socialmente, considerados como fundamentais para o desenvolvimento da pessoa; este portanto: o currículo formal, mas há ainda o informal, aquele próprio da construção do indivíduo, que também está na sala de aula, muitas vezes não notado, não percebido e não explorado, tão importante quanto o formal, o currículo informal pode oferecer muitas possibilidades para o professor desenvolver o seu trabalho, inclusive otimizando o próprio currículo formal. Da mesma forma, as atitudes e procedimentos que estão colocados no currículo formal, deve considerar o informal. Fazendo um “gancho” com as atividades desenvolvidas nesta unidade, especialmente a de desenvolvimento do projeto, o que esperamos do aluno é: envolvimento, responsabilidade, comprometimento com a atividade desenvolvida, cooperação com os colegas, construção de um produto, nem sempre final, uma postura de envolvimento com o próprio desenvolvimento do currículo escolar.
Com essa concepção dos formatos de currículo escolar é importante que o professor se aproprie dos recursos tecnológicos para o desenvolvimento de suas aulas, com o uso do computador, da sala de informática, de recursos de sons e imagens, integrando suas aulas ao contexto sociocultural.

Luciano Zinsly

Nenhum comentário:

Postar um comentário