quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS


Unidade 4 – Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividades 4.1  4.2  4.3  4.4
Módulo 4 do Curso 2 - PROINFO


A prática pedagógica se expressa nas ações que os educadores desenvolvem com os alunos e o uso das mídias digitais aperfeiçoam e otimizam essas mesmas ações. Compreendemos o conceito de hipermídia como os produtos que incluem mais de um tipo de comunicação. Percebemos o uso de diversos sons e imagens, entre os temas com rompimento de imagens e cenas através do trabalho de Takagi Masakatsu – COIED e a integração de sons simples(bexigas) e sofisticados(piano) produzindo “música” de “Mystery Guitar Man” e o espetáculo de “O PASSO”, http://cafepedagogico.webnode.com com os movimentos do corpo, melhor de corpos, coordenados, compreendidos no vídeo e na entrevista com Lucas Ciavatta com as explicações do tempo de contratempo com um trabalho de experiência de música sem a pressão de continuidade de carreira e sim pela expressão, pela arte: excelente!
Na atividade proposta de navegação por vídeos e outras mídias, optei pelo “Portal do Professor” e com pesquisas e filtros chegar em sons e imagens que podem ser utilizadas pelo professor em sala de aula. Quero aproveitar aqui para indicar o website http://cafepedagogico.webnode.com  no link sites interessantes.
Trabalhando com o texto de Silvio Costa com “Mídia – Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizado nas escolas do E.F. em Florianópolis”.  Compreendemos a aprovação do espaço midiático como alternativa à grande mídia. Compreendemos a diversidade de proposta de trabalho com rádio, tv, dvd, filme, hq, jornais, ppt, etc. . A diversidade colocada diante do “medo” dos professores em trabalhar sozinhos com alunos por saber menos do que eles.
Foi possível perceber que os alunos aprovam a pesquisa na internet, a produção e apresentação de trabalhos; foi apontada uma obviedade do comportamento da maioria dos alunos a pesquisa feita no google e wikipedia no formato de “copia e cola”. O celular é um problema em sala de aula, pois está em grande quantidade, mas nenhum trabalho é realizado através dessa mídia e que mais fica evidente é a ausência de reflexão sobre o consumo de mídias, falta formação e clareza para o professor trabalhar melhor com as mídias no desenvolvimento de suas aulas.
Quero aproveitar para convidar ao acesso ao blog: http://alzprof.blogspot.com.br/
 


LUCIANO ZINSLY

Um comentário:

  1. Luciano,acredito que com este curso, esta surgindo uma luz no fim do túnel, e a cada unidade nossas expectativas vão se concretizando e interagindo com nossos alunos.

    Célia

    ResponderExcluir