quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS


Unidade 4 – Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividades 4.1  4.2  4.3  4.4
Módulo 4 do Curso 2 - PROINFO


A prática pedagógica se expressa nas ações que os educadores desenvolvem com os alunos e o uso das mídias digitais aperfeiçoam e otimizam essas mesmas ações. Compreendemos o conceito de hipermídia como os produtos que incluem mais de um tipo de comunicação. Percebemos o uso de diversos sons e imagens, entre os temas com rompimento de imagens e cenas através do trabalho de Takagi Masakatsu – COIED e a integração de sons simples(bexigas) e sofisticados(piano) produzindo “música” de “Mystery Guitar Man” e o espetáculo de “O PASSO”, http://cafepedagogico.webnode.com com os movimentos do corpo, melhor de corpos, coordenados, compreendidos no vídeo e na entrevista com Lucas Ciavatta com as explicações do tempo de contratempo com um trabalho de experiência de música sem a pressão de continuidade de carreira e sim pela expressão, pela arte: excelente!
Na atividade proposta de navegação por vídeos e outras mídias, optei pelo “Portal do Professor” e com pesquisas e filtros chegar em sons e imagens que podem ser utilizadas pelo professor em sala de aula. Quero aproveitar aqui para indicar o website http://cafepedagogico.webnode.com  no link sites interessantes.
Trabalhando com o texto de Silvio Costa com “Mídia – Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizado nas escolas do E.F. em Florianópolis”.  Compreendemos a aprovação do espaço midiático como alternativa à grande mídia. Compreendemos a diversidade de proposta de trabalho com rádio, tv, dvd, filme, hq, jornais, ppt, etc. . A diversidade colocada diante do “medo” dos professores em trabalhar sozinhos com alunos por saber menos do que eles.
Foi possível perceber que os alunos aprovam a pesquisa na internet, a produção e apresentação de trabalhos; foi apontada uma obviedade do comportamento da maioria dos alunos a pesquisa feita no google e wikipedia no formato de “copia e cola”. O celular é um problema em sala de aula, pois está em grande quantidade, mas nenhum trabalho é realizado através dessa mídia e que mais fica evidente é a ausência de reflexão sobre o consumo de mídias, falta formação e clareza para o professor trabalhar melhor com as mídias no desenvolvimento de suas aulas.
Quero aproveitar para convidar ao acesso ao blog: http://alzprof.blogspot.com.br/
 


LUCIANO ZINSLY

DICAS EDUCACIONAIS

DICAS EDUCACIONAIS                                                     


Acesse Casa do Contador de histórias. Já sabe do que se trata né? Boas histórias...






neste site você pode trabalhar com seus alunos na construção de histórinhas, e botar a garotada para criar bons textos, é muito legal.


http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10289/Ordenar.htm?sequence=5

este site trabalha com ordenação de números, é simples, mas bacana!




terça-feira, 18 de setembro de 2012


Atividade 3.5- Conceito de currículo e processo de integração de tecnologias ao currículo.

É muito importante refletir sobre essa conceituação de currículo, pois ele está disposto como um conjunto de conhecimentos construídos historicamente e testados socialmente, considerados como fundamentais para o desenvolvimento da pessoa; este portanto: o currículo formal, mas há ainda o informal, aquele próprio da construção do indivíduo, que também está na sala de aula, muitas vezes não notado, não percebido e não explorado, tão importante quanto o formal, o currículo informal pode oferecer muitas possibilidades para o professor desenvolver o seu trabalho, inclusive otimizando o próprio currículo formal. Da mesma forma, as atitudes e procedimentos que estão colocados no currículo formal, deve considerar o informal. Fazendo um “gancho” com as atividades desenvolvidas nesta unidade, especialmente a de desenvolvimento do projeto, o que esperamos do aluno é: envolvimento, responsabilidade, comprometimento com a atividade desenvolvida, cooperação com os colegas, construção de um produto, nem sempre final, uma postura de envolvimento com o próprio desenvolvimento do currículo escolar.
Com essa concepção dos formatos de currículo escolar é importante que o professor se aproprie dos recursos tecnológicos para o desenvolvimento de suas aulas, com o uso do computador, da sala de informática, de recursos de sons e imagens, integrando suas aulas ao contexto sociocultural.

Luciano Zinsly

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

PROJETO EM SALA DE AULA - HISTÓRIA EM QUADRINHOS


PROJETO   -  “ÁGUA É VIDA!”

 Projeto desenvolvido com HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - HQ

 Título:  “Água é vida!”

 Tema: A importância da água para a sobrevivência das espécies.


Objetivo: Provocar no aluno a consciência pelo uso racional da água e o reconhecimento da importância da água para a sobrevivência das espécies.


Objetivos Específicos: que o aluno ao final do projeto: Reconheça a importância da água e sua utilização na natureza; demonstre conscientização pelo seu uso racional; perceba o ciclo da água e seus estados físicos e conheça doenças da contaminação da água e saiba como evitá-las.


Disciplinas envolvidas: Ciências e Língua Portuguesa


Conteúdos: A utilização e consumo da água pelas pessoas. Os estados físicos da água, o ciclo da água na natureza, contaminação da água.Anos envolvidos no Projeto: 5º ao 9º do Ensino Fundamental (adaptado ao currículo de cada ano)


Tecnologias e mídias utilizadas: Caderno do aluno e do professor, livros didáticos de Ciências e de Língua Portuguesa, computador, internet, som e  HagáQuê - Editor de Histórias em Quadrinhos.


Duração: 10 aulas de cada disciplina


Avaliação: envolvimento, responsabilidade, comprometimento com a atividade desenvolvida, cooperação com os colegas e produto final.


Produto final: história em quadrinhos produzida pelos alunos.


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

1ª etapa:

Os professores envolvidos (Ciências e Língua Portuguesa), em sala de aula apresentam o projeto aos alunos e descrevem as etapas. Em seguida apresentam na sala de informática o HagáQuê - editor de histórias em quadrinhos. (01 aula)

2ª etapa:Os professores envolvidos (Ciências e Língua Portuguesa) provocam a pesquisa do tema com os alunos na sala do Acessa Escola. Direcionam para os conteúdos exigidos. Levantamento de textos, imagens, vídeos e referências. (02aulas).

3ª etapa:Debate com os alunos sobre a pesquisa, construção dos conceitos, explicações dos professores. Registro das ideias, conceitos e explicações. Construção/reconstrução de textos pelos alunos. Nesta etapa os professores utilizam vídeos, power point, música, etc. (03 aulas)

4ª etapaNa sala do Acessa Escola os alunos transformam os conceitos e o que aprenderam em história em quadrinhos, utilizando o Programa HagáQuê. (02 aulas). Obs. Os alunos são motivados a voltar no período contrário e aperfeiçoarem seus trabalhos na sala do Acessa Escola.

5ª etapaApresentação/exposição dos trabalhos e conclusão do projeto. (02 aulas) 

REFERÊNCIAS 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38682http://curriculoetecnologia.wikispaces.com/Experi%C3%AAncia+com+projeto+em+sala+de+aulahttp://cantinholuluzinha.blogspot.com/2010/06/oficina-historia-em-quadrinhos-2010.htmlhttp://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.htmlhttp://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.htmlhttp://www.brasilescola.com/gramatica/interjeicao.htm