UNIDADE 4: ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS
http://migre.me/8Sd2J
Eis o desafio: superar a dicotomia entre as vantagens e desvantagens do uso da internet, das redes sociais, dos recursos tecnológicos nas nossas aulas.
Os nossos alunos produzindo textos através da ferramenta tecnológica? O ctrl C, ctrl V, nova forma de escrever sem muita atenção, com o uso do internetês, sem a estética da letra manual ou o contrário de tudo isso, o interesse pela escrita, a agilidade, o uso de tabelas, gráficos, maior acervo, uma maior diversidade textual?
A experiência do professor jamais será desnecessária, a sua ação potencializando a aprendizagem dos alunos, propondo a reflexão, a pesquisa, o desafio, isso continuará fazendo a diferença.
A cultura de escola é uma cultura letrada, com pouca ou nenhuma presença de outras formas de textualidade, poucos ousam solicitar atividades que privilegiem o oral o imagético. Belintani(2006) nos convida a rever esse processo e analisar a relação entre a produção de um texto e o ensino da escrita partindo dos novos suportes.
É preciso que o nosso aluno, em nossas aulas deixe de ser consumidor para ser produtor... e acredito, que no mundo tecnológico, nós também.
Professor Luciano
Nenhum comentário:
Postar um comentário