sábado, 28 de abril de 2012

DIÁRIO DE BORDO


É TEMPO DE MEMORIAL/DIÁRIO DE BORDO
(CURSO PROINFO-2012)
Ao final de cada Unidade do Curso, registre as suas impressões, dificuldades, 
avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão 
digital. Recupere os objetivos desta Unidade e aproveite para se autoavaliar.



UNIDADE I – TECNOLOGIA NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

http://migre.me/8Sd54
Um pouco de ansiedade sempre marca o começo de uma nova caminhada e no caso desse curso as incertezas, o tempo, o material, a ferramenta, os grupos e finalmente as atividades. A primeira vista queremos dar conta de tudo e o mais rapidamente possível, queremos explorar tudo, ler tudo e atender as propostas em tempo hábil. O curso começa....



UNIDADE  II – NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE
http://migre.me/8Sd65
Um pouco mais tranquilo, já mais atento a proposta do curso, mas ainda com algumas dúvidas de como transformar os estudos em contribuição, em ação, para poder contribuir para melhorar as aulas, o ambiente escolar e portanto, tornar as aulas mais interessantes e com melhor cenário de aprendizagem. O curso continua... e.. meu pen drive pegou vírus...




UNIDADE III – BLOGS: PORQUÊ? PARA QUÊ? COMO?
http://migre.me/8Sd7m
Estou escrevendo meu diário bordo e ainda estou dentro dos estudos sobre o uso dos blogs; resolvi dar esse tempo para fazer esses registros, principalmente do reconhecimento da importância dessa ferramenta. Estou construindo o meu blog, estou apanhando um pouco, embora leia os textos que falam que é uma ferramenta de fácil construção e junto a isso a preocupação com o que e como escrever, pois passo a socializar com o “mundo virtual” minhas escritas, meu pensamentos  muitas vezes e com certeza as minhas ideologias e soma-se a tudo isso a má organização de nosso tempo o que nos faz mais consumidores do que propriamente autores.
A hora é agora, a construção de um blog pela frente. Voltarei aos textos, ao fórum, ao blog...


UNIDADE IV – ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS
http://migre.me/8Sd81
Essa unidade também foi legal, com a ideia de elaboração e edição de texto através de editor de textos. O encontro presencial é sempre muito importante num curso com esse formato; não dá para ser só a distância. À medida que avançamos nas unidades fica ainda mais interessante, mas continua um desafio.



UNIDADE V – COOPERAÇÃO OU (INTERAÇÃO) NA REDE?
http://migre.me/8SdaE
Sempre acreditei na interação como forma de ação coletiva, mas já estou avançando para o entendimento de que a cooperação é ainda mais vantajosa; pois a cooperação pressupõe diálogo. Nessa unidade lidamos com o google docs, avançamos em nosso blog,  fizemos links para vídeos. Ainda tenho muitas dúvidas, mas elas são próprias da não utilização dessas ferramentas na prática do dia-a-dia; porque, é como andar de bicicleta, só aprende andando e olha que, não antes sem uns bons tombos.






UNIDADE VI - COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO!


socialholics.com.br
As dúvidas ainda persistem, afinal não é possível que em um mês a nossa mobilização seja o suficiente para interagirmos com segurança nas redes sociais, mas já vislumbramos possibilidades de convívio nas redes sociais, afinal são milhões que estão entrelaçados e não vai ser o educador que vai ficar de fora, não é mesmo?



UNIDADE VII - SLIDES DIGITAIS NA ESCOLA



Gostei muito dessa unidade, pois foi possível perceber a força da imagem, dos recursos do Power Point, com gráficos, tabelas, sons, vídeos. Consegui aproveitar a aprendizagem da unidade e exercitá-la no encontro com Diretores e PCs no dia 14 de maio, mais precisamente hoje pela manhã. Trabalhei com PPT inserindo gifs, vídeos, e demais recursos. Fico imaginando as possibilidades desses recursos no desenvolvimento de uma boa aula. 


 sua aula mais legal...



UNIDADE 8 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS


Só não gostei muito do título, acredito que poderia ser outro enfoque sem ser "problemas", pois nem sempre o que trabalhamos com planilhas são problemas. Podemos trabalhar com as planilhas para melhorar o trabalho administrativo, mas temos condições de inserir o uso dessa ferramenta na ação pedagógica. Fico imaginando as possibilidades de trabalho nas várias disciplinas, com os aluno elaborando as próprias planilhas a partir de coleta de dados trabalhados com o professor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário