sábado, 28 de abril de 2012

UNIDADE 5: COOPERAÇÃO OU INTERAÇÃO NA REDE?


UNIDADE 5: COOPERAÇÃO OU INTERAÇÃO NA REDE?


http://migre.me/8ScUv



Blogs, google docs, interação, ops... talvez cooperação; algumas correntes já defendem a cooperação na rede como a melhor forma de construção coletiva.

Segundo Edla Ramos o professor precisa fazer uma parceria com o aluno para o uso das ferramentas de conteúdo digital. O professor tem experiência de vida e a capacidade crítica e cabe a ele a orientação ao aluno para essa construção coletiva.

A cooperação supera a interação e pressupõe diálogo e caminha para a produção coletiva.

Algumas correntes defendem que vivemos a "Sociedade da Informação" e outras a "Sociedade do Conhecimento". Acredito que ambas coexistem, a informação em uma velocidade avassaladora e o conhecimento não tão rápido assim. O novo professor, para esse novos tempos, segundo (Ramal, 2000), precisa trabalhar com os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, num gerenciamento da sala de aula, na condução do aluno, navegando pelas informações e transformando-as em conhecimento e com o objetivo da construção de uma humanidade nova, com justiça social e respeito à dignidade humana(Ramal, 2000).



Professor Luciano

UNIDADE 4: ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS


UNIDADE 4: ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS




http://migre.me/8Sd2J


Eis o desafio: superar a dicotomia entre as vantagens e desvantagens do uso da internet, das redes sociais, dos recursos tecnológicos nas nossas aulas.



Os nossos alunos produzindo textos através da ferramenta tecnológica? O ctrl C, ctrl V, nova forma de escrever sem muita atenção, com o uso do internetês, sem a estética da letra manual ou o contrário de tudo isso, o interesse pela escrita, a agilidade, o uso de tabelas, gráficos, maior acervo, uma maior diversidade textual?



A experiência do professor jamais será desnecessária, a sua ação potencializando a aprendizagem dos alunos, propondo a reflexão, a pesquisa, o desafio, isso continuará fazendo a diferença.



A cultura de escola é uma cultura letrada, com pouca ou nenhuma presença de outras formas de textualidade, poucos ousam solicitar atividades que privilegiem o oral o imagético. Belintani(2006) nos convida a rever esse processo e analisar a relação entre a produção de um texto e o ensino da escrita partindo dos novos suportes.



É preciso que o nosso aluno, em nossas aulas deixe de ser consumidor para ser produtor... e acredito, que no mundo tecnológico, nós também.  


Professor Luciano








DIÁRIO DE BORDO


É TEMPO DE MEMORIAL/DIÁRIO DE BORDO
(CURSO PROINFO-2012)
Ao final de cada Unidade do Curso, registre as suas impressões, dificuldades, 
avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão 
digital. Recupere os objetivos desta Unidade e aproveite para se autoavaliar.



UNIDADE I – TECNOLOGIA NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

http://migre.me/8Sd54
Um pouco de ansiedade sempre marca o começo de uma nova caminhada e no caso desse curso as incertezas, o tempo, o material, a ferramenta, os grupos e finalmente as atividades. A primeira vista queremos dar conta de tudo e o mais rapidamente possível, queremos explorar tudo, ler tudo e atender as propostas em tempo hábil. O curso começa....



UNIDADE  II – NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE
http://migre.me/8Sd65
Um pouco mais tranquilo, já mais atento a proposta do curso, mas ainda com algumas dúvidas de como transformar os estudos em contribuição, em ação, para poder contribuir para melhorar as aulas, o ambiente escolar e portanto, tornar as aulas mais interessantes e com melhor cenário de aprendizagem. O curso continua... e.. meu pen drive pegou vírus...




UNIDADE III – BLOGS: PORQUÊ? PARA QUÊ? COMO?
http://migre.me/8Sd7m
Estou escrevendo meu diário bordo e ainda estou dentro dos estudos sobre o uso dos blogs; resolvi dar esse tempo para fazer esses registros, principalmente do reconhecimento da importância dessa ferramenta. Estou construindo o meu blog, estou apanhando um pouco, embora leia os textos que falam que é uma ferramenta de fácil construção e junto a isso a preocupação com o que e como escrever, pois passo a socializar com o “mundo virtual” minhas escritas, meu pensamentos  muitas vezes e com certeza as minhas ideologias e soma-se a tudo isso a má organização de nosso tempo o que nos faz mais consumidores do que propriamente autores.
A hora é agora, a construção de um blog pela frente. Voltarei aos textos, ao fórum, ao blog...


UNIDADE IV – ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS
http://migre.me/8Sd81
Essa unidade também foi legal, com a ideia de elaboração e edição de texto através de editor de textos. O encontro presencial é sempre muito importante num curso com esse formato; não dá para ser só a distância. À medida que avançamos nas unidades fica ainda mais interessante, mas continua um desafio.



UNIDADE V – COOPERAÇÃO OU (INTERAÇÃO) NA REDE?
http://migre.me/8SdaE
Sempre acreditei na interação como forma de ação coletiva, mas já estou avançando para o entendimento de que a cooperação é ainda mais vantajosa; pois a cooperação pressupõe diálogo. Nessa unidade lidamos com o google docs, avançamos em nosso blog,  fizemos links para vídeos. Ainda tenho muitas dúvidas, mas elas são próprias da não utilização dessas ferramentas na prática do dia-a-dia; porque, é como andar de bicicleta, só aprende andando e olha que, não antes sem uns bons tombos.






UNIDADE VI - COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO!


socialholics.com.br
As dúvidas ainda persistem, afinal não é possível que em um mês a nossa mobilização seja o suficiente para interagirmos com segurança nas redes sociais, mas já vislumbramos possibilidades de convívio nas redes sociais, afinal são milhões que estão entrelaçados e não vai ser o educador que vai ficar de fora, não é mesmo?



UNIDADE VII - SLIDES DIGITAIS NA ESCOLA



Gostei muito dessa unidade, pois foi possível perceber a força da imagem, dos recursos do Power Point, com gráficos, tabelas, sons, vídeos. Consegui aproveitar a aprendizagem da unidade e exercitá-la no encontro com Diretores e PCs no dia 14 de maio, mais precisamente hoje pela manhã. Trabalhei com PPT inserindo gifs, vídeos, e demais recursos. Fico imaginando as possibilidades desses recursos no desenvolvimento de uma boa aula. 


 sua aula mais legal...



UNIDADE 8 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS


Só não gostei muito do título, acredito que poderia ser outro enfoque sem ser "problemas", pois nem sempre o que trabalhamos com planilhas são problemas. Podemos trabalhar com as planilhas para melhorar o trabalho administrativo, mas temos condições de inserir o uso dessa ferramenta na ação pedagógica. Fico imaginando as possibilidades de trabalho nas várias disciplinas, com os aluno elaborando as próprias planilhas a partir de coleta de dados trabalhados com o professor.







quinta-feira, 19 de abril de 2012

IMIGRANTES DIGITAIS E NATIVOS DIGITAIS: EM QUE GRUPO VOCÊ ESTÁ?

IMIGRANTES DIGITAIS E NATIVOS DIGITAIS EM QUE GRUPO VOCÊ ESTÁ?


Começo meu texto me assumindo como um imigrante digital pelas caracteríticas abaixo elencadas. O nativo digital tem mais facilidade de assimilar as novas informações digitais, pois é natural do seu universo; já os imigrantes digitais já possuem outras informações que precisam ser incorporadas às novas, principalmente no mauseio das ferramentas tecnológicas.
http://migre.me/8Sdcp
Como os imigrantes usam as tecnologias :

    Mandam email, e ligam logo após para perguntar se a pessoa o recebeu;
    Necessitam mandar imprimir um texto digital quando querem alterá-lo, para depois digitar as modificações registradas no papel;
    A Internet é sempre a segunda fonte de informação;
    Lêem os manuais de dispositivos ou de programas em vez de aprenderem com o seu uso;
    Imprimem os emails recebidos (ou mandam alguém fazê-lo), para depois decidirem que ação tomar;
    Convidam as pessoas para dar uma chegada à sua sala, para ver no computador um site interessante que acabou de localizar, em vez de mandar-lhes o seu endereço.


Como Nativos usam as tecnologias :

    Recebem e passam informação rapidamente, usando várias mídias;
    Usam várias aplicações ao mesmo tempo, enquanto conversam nos mensageiros, vem vídeos do Youtube;
    Preferem as imagens antes dos textos, se estes não tiverem imagens  certamente serão desconhecidos;
    Fazem acessos aleatórios, não seqüenciais, nas páginas hipermídia da web;
    Preferem jogos em vez de trabalho “sério”


Bibliografia :  http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=14139

Fonte pesquisada:
http://turma7a20092.bligoo.com/content/view/676098/Nativos-Digitais-X-Imigrantes-Digitais.html, acesso em 19/04/12
Imagem:
https://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1440&bih=754&q=tecnologia&gbv=2&oq=tecn&aq=0&aqi=g10&aql=&gs_nf=1&gs_l=img.1.0.0l10.662.2045.0.4606.4.4.0.0.0.0.565.1676.2-2j5-2.4.0.uNNevfA46PY, acesso em 19/04/12

segunda-feira, 16 de abril de 2012

UNIDADE 3: BLOGS: PORQUE? PARA QUÊ COMO?




http://www.google.com.br/search?tbs - imagem extraida de google em 16/04/2012


Estou num blog e é um blog construído por mim... que avanço... gostei disso!

Essa unidade 3 trouxe esse ação prática, a da construção de um blog e aqui estamos em construção.

Já transitamos pelas Relações entre a escola, tecnologia e a sociedade, passamos pela Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede e agora estamos socializando parte desse estudo através de um blog.

O por quê? está respondido, com certeza essa comunicação é dinâmica, quase mágica.
Para quê? é o objetivo de nosso trabalho, aprender com o uso das ferramentas tecnológicas e ajudar os nossos alunos na construção do conhecimento.
e... como? só pode ser através da tentativa e erro, da insistência, do compartilhamento de ideias, é... estamos a caminho.

Bem vindos ao meu blog.

Abraços.
Luciano
alzprof.blogspot.com 



terça-feira, 3 de abril de 2012

UNIDADE 2: NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE


QUE PERIGO ESSA ÁGUA-VIVA HEIN? BONITA E PERIGOSA!


NA UNIDADE 2  TRABALHAMOS A NAVEGAÇÃO, A PESQUISA NA INTERNET E A SEGURANÇA NA REDE.


É IMPORTANTE A NAVEGAÇÃO, POIS NOS LEVA A OUTROS MARES, MAS É PRECISO QUE A EMBARCAÇÃO ESTEJA SEGURA.


NO CONTEXTO DA UNIDADE 2, NAVEGAMOS, ACESSAMOS SITES DIVERSOS E FICAMOS ATENTOS ÀS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DA E NA REDE.


PESSOAL, ACREDITO QUE AS DÚVIDAS DA NAVEGAÇÃO, NÃO PODEM SE TRANSFORMAR EM MEDOS E IMPEDIR QUE BUSQUEMOS NOVOS MARES... NOVOS CONHECIMENTOS.



AO MAR MARUJOS!

UNIDADE 1: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE E NA ESCOLA


"O FAROL ILUMINA O LOCAL ONDE SE QUER CHEGAR; O FAROL ILUMINA O CAMINHO".
COMO A UNIDADE 1 QUE APRESENTA A TECNOLOGIA NA SOCIEDADE COM PRESENÇA NECESSÁRIA NA ESCOLA.
A UNIDADE APRESENTA A IMPORTÂNCIA DO USO DA FERRAMENTA A FAVOR DA APRENDIZAGEM.
É IMPORTANTE RECONHECER ESSE MOMENTO!