A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR
http://migre.me/ciwze
Tivemos uma oportunidade riquíssima de estudar na sequência
os 3 cursos e chegar ao eixo 3 desse 3º curso – Elaboração de Projetos. O eixo
3 tratou da TECNOLOGIA e especialmente do uso dessa importante ferramenta no
desenvolvimento de Projetos.
O trabalho com projetos coloca o aluno como protagonista do
próprio conhecimento, como construtor dos significados, com as “amarrações” que
faz com o conhecimento prévio, onde um novo conteúdo é incorporado às
estruturas de conhecimento do aluno, resultando em aprendizagem significativa (AUSUBEL,
1982).
Discutir o papel do uso dos recursos tecnológicos no contexto
escolar é de extrema relevância, haja vista o mundo em que os nossos alunos
estão imersos, com notebooks, internet, celulares, wi-fi, facebook, e-mails,
msn, downloads, blogs e outros. É preciso provocar a reflexão do professor e
como diz SHÖN “formar professores como
profissionais reflexivos”. É muito importante a autoavaliação, na qualidade
das aulas, na interação com os alunos, no desenvolvimento dos projetos, na
utilização de recursos tecnológicos; enfim, na reflexão de responder as
questões: nossos alunos tem uma aula dinâmica e de qualidade? Eu consigo
assistir duas aulas seguidas minhas? O meu aluno está aprendendo o que eu
ensino?
O curso possibilitou essa reflexão de perceber que a
tecnologia é uma grande aliada nessa batalha diária de “ensinagem”(sic) e
aprendizagem. Vários programas podem contribuir o HQ, googledocs, webquest,
blogs, websites e o cmaptools com a construção dos mapas conceituais, uma sugestão
de uma nova maneira de pensar uma avaliação do processo de aprendizagem (DUTRA, 2009). Ainda segundo Dutra, o software
CmapTools, permite a elaboração de mapas conceituais digitais que podem ser
modificados quantas vezes isso for necessário. Além disso, ele permite o
compartilhamento e a discussão dos mapas através da Internet.
Você apresenta a temática a ser explorada, formata com os alunos
o projeto, os mesmos pesquisam na internet e coletam dados, escrevem, desenham,
organizam tabelas, expõem o que aprenderam e ainda elaboram mapas conceituais
na avaliação; isso com uso de computadores, internet, data-show, mapas
conceituais, entre outros recursos;
Isso é possível!
Luciano Zinsly
Nenhum comentário:
Postar um comentário