domingo, 9 de dezembro de 2012

ELABORAÇÃO DE PROJETOS - EIXO 3 TECNOLOGIA


A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR
http://migre.me/ciwze



Tivemos uma oportunidade riquíssima de estudar na sequência os 3 cursos e chegar ao eixo 3 desse 3º curso – Elaboração de Projetos. O eixo 3 tratou da TECNOLOGIA e especialmente do uso dessa importante ferramenta no desenvolvimento de Projetos.
O trabalho com projetos coloca o aluno como protagonista do próprio conhecimento, como construtor dos significados, com as “amarrações” que faz com o conhecimento prévio, onde um novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento do aluno, resultando em aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982).
Discutir o papel do uso dos recursos tecnológicos no contexto escolar é de extrema relevância, haja vista o mundo em que os nossos alunos estão imersos, com notebooks, internet, celulares, wi-fi, facebook, e-mails, msn, downloads, blogs e outros. É preciso provocar a reflexão do professor e como diz SHÖN “formar professores como profissionais reflexivos”. É muito importante a autoavaliação, na qualidade das aulas, na interação com os alunos, no desenvolvimento dos projetos, na utilização de recursos tecnológicos; enfim, na reflexão de responder as questões: nossos alunos tem uma aula dinâmica e de qualidade? Eu consigo assistir duas aulas seguidas minhas? O meu aluno está aprendendo o que eu ensino?
O curso possibilitou essa reflexão de perceber que a tecnologia é uma grande aliada nessa batalha diária de “ensinagem”(sic) e aprendizagem. Vários programas podem contribuir o HQ, googledocs, webquest, blogs, websites e o cmaptools com a construção dos mapas conceituais, uma sugestão de uma nova maneira de pensar uma avaliação do processo de aprendizagem (DUTRA, 2009). Ainda segundo Dutra, o software CmapTools, permite a elaboração de mapas conceituais digitais que podem ser modificados quantas vezes isso for necessário. Além disso, ele permite o compartilhamento e a discussão dos mapas através da Internet.
Você apresenta a temática a ser explorada, formata com os alunos o projeto, os mesmos pesquisam na internet e coletam dados, escrevem, desenham, organizam tabelas, expõem o que aprenderam e ainda elaboram mapas conceituais na avaliação; isso com uso de computadores, internet, data-show, mapas conceituais, entre outros recursos;
Isso é possível!
 
Luciano Zinsly

Nenhum comentário:

Postar um comentário