A Sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em
Conhecimento
Juan
Ignácio Pozo
O texto de Pozo escrito a 12 anos atrás é bem
atual, como atual é a dificuldade de se dar sentido a informação e o desafio é ainda maior quando o trabalho é
do educador que procura construir com seu aluno apropriação crítica da
informação.
Vivemos a era da incerteza(Morin, 2001http://30anos.ipiaget.org/complexidade-valores-educaocao-futuro-edgar-morin/programa/conferencistas/edgar-morin/) e nesse
“mar de informações” há uma necessidade de ordená-las e encaminhá-las para a
interpretação. Alguns conhecimentos passaram a ser imediatos e passaram a ter
data de validade, onde um conhecimento apresentado hoje pode ser contestado
amanhã.
Em nossa árdua tarefa de Educador, cabe-nos
construir com o aluno a capacidade de gestão do conhecimento, a gestão
metacognitiva onde ele seja capaz de adquirir, interpretar, analisar,
compreender e comunicar a informação. Eis o desafio, pois com o avanço
tecnológico a distância entre as pessoas, entre pobres e ricos, pode aumentar.
Há necessidade de converter os sistemas culturais de representação em
instrumentos de conhecimento.
As tecnologias geram mudanças e num ritmo muito
rápido e o conhecimento não é diferente disso; portanto será muito importante e
vital para o desenvolvimento dos nossos jovens formá-los para a autonomia na
busca e seleção de informações e na produção de conhecimentos e com isso
conseguir transformar as informações em conhecimento.
Luciano Zinsly
Nenhum comentário:
Postar um comentário