sexta-feira, 13 de julho de 2012

CURSO 2 - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO -INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA


A Sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em Conhecimento
Juan Ignácio Pozo 




O texto de Pozo escrito a 12 anos atrás é bem atual, como atual é a dificuldade de se dar sentido a informação e  o desafio é ainda maior quando o trabalho é do educador que procura construir com seu aluno apropriação crítica da informação.
Vivemos a era da incerteza(Morin, 2001http://30anos.ipiaget.org/complexidade-valores-educaocao-futuro-edgar-morin/programa/conferencistas/edgar-morin/) e nesse “mar de informações” há uma necessidade de ordená-las e encaminhá-las para a interpretação. Alguns conhecimentos passaram a ser imediatos e passaram a ter data de validade, onde um conhecimento apresentado hoje pode ser contestado amanhã.
Em nossa árdua tarefa de Educador, cabe-nos construir com o aluno a capacidade de gestão do conhecimento, a gestão metacognitiva onde ele seja capaz de adquirir, interpretar, analisar, compreender e comunicar a informação. Eis o desafio, pois com o avanço tecnológico a distância entre as pessoas, entre pobres e ricos, pode aumentar. Há necessidade de converter os sistemas culturais de representação em instrumentos de conhecimento.
As tecnologias geram mudanças e num ritmo muito rápido e o conhecimento não é diferente disso; portanto será muito importante e vital para o desenvolvimento dos nossos jovens formá-los para a autonomia na busca e seleção de informações e na produção de conhecimentos e com isso conseguir transformar as informações em conhecimento.

Luciano Zinsly

Nenhum comentário:

Postar um comentário